Ainda precisa saber algo?

Veja o nosso FAQ e tira suas dúvidas de uma vez por todas!

O que é Peer-to-peer Lending (P2P Lending)?
É a prática de emprestar dinheiro a pessoas ou empresas através da Internet, usando sites que conectam quem quer emprestar dinheiro a quem precisa de um empréstimo. É mais conhecido como P2P lending, e é uma alternativa para quem deseja contratar um empréstimo e possui, muitas vezes, como única alternativa, o banco tradicional.
O que é uma Fintech?
O termo vem da junção das palavras ‘Finance’ e ‘Technology’ (Financeiro e Tecnologia) e é usado para descrever as empresas que oferecem serviços financeiros através de novas tecnologias. Uma Fintech busca melhorar e automatizar a entrega e o uso de serviços financeiros utilizando softwares especializados e algoritmos com custos operacionais consideravelmente mais baixos que bancos tradicionais.
Como a Expeer seleciona as incorporadoras?
Antes de ser aprovada, a incorporadora passa pelas seguintes etapas de seleção:

√ Análise inicial: Consulta do CNPJ, buscando informações sobre a empresa e os sócios;
√ Análise Viabilidade Financeira: Verificar se a operação pretendida é suportada pelo fluxo de caixa da empresa e/ou do empreendimento imobiliário;
√ Análise de Risco e Crédito: Através de um checklist são solicitadas à Incorporadora uma série de informações para que se entenda quais os riscos atrelados ao crédito. Podemos destacar: Demonstrações Financeiras (balanços e DREs), histórico no setor, governança da empresa, currículo dos sócios, projetos futuros, entre outros itens.

Ao término da análise, a Incorporadora recebe uma avaliação de nível de risco atribuída pela própria Expeer. Na sequência é convocado o Comitê de Investimento da Expeer para apresentação da oportunidade, onde ocorre a aprovação (ou não) da operação. Apenas as operações aprovadas neste Comitê de Investimentos são disponibilizadas na plataforma para investimentos.
Como ocorre a formalização dos meus investimentos?
A formalização do investimento é feita por meio de um Contrato de Cessão onde consta a CCI Fracionária (Cédula de Crédito Imobiliário Fracionária) correspondente ao seu investimento. Isto é, os créditos imobiliários concedidos pela CHP (Companhia Hipotecária Piratini – instituição financeira parceira da Expeer) para incorporadoras formalizados por meio de uma CCB (Cédula de Crédito Bancário) tem seus direitos creditórios representados por CCIs Fracionárias.

Tais CCIs Fracionárias são cedidas à Expeer pela CHP, que concomitantemente as cede aos investidores da operação.

As CCIs Fracionárias de cada investidor estarão disponíveis no “Painel do Investidor” após liberação dos recursos a incorporadora e registros dos devidos documentos.
Fiz minhas Reservas de Investimento. Como confirmar meu investimento (pagamento do boleto)? Para quem faço o pagamento: Incorporadora, Expeer ou Instituição Financeira?
Assim que atingirmos a meta de reservas de uma determinada operação, enviaremos um e-mail com um link do boleto bancário com o valor da reserva, para que seja feito o pagamento. Caso preferir, você pode acessar seu boleto pelo Painel do Investidor no nosso site e realizar o pagamento. Com isso, seu investimento será concluído.

É simples, basta acessar o nosso site, fazer login e ir para o seu painel.

Fique atento ao saldo da sua conta para que consiga efetuar o pagamento.
A Expeer cobra alguma comissão ou taxa dos investidores?
Não, a Expeer não cobra nenhum tipo de taxa dos investidores, apenas das incorporadoras solicitantes.
Como é calculado o IR dos investimentos? E de que maneira devo declarar?
Para os investimentos realizados na Expeer, o imposto de renda já é retido na fonte (Instituição Financeira) antes de chegar ao investidor. O imposto incide apenas sobre os juros de cada parcela seguindo a alíquota:

22,5% para investimentos com prazo de 180 dias;
20,0% para investimentos com prazo de 181 até 360 dias;
17,5% para investimentos com prazo de 361 até 720 dias;
15,0% para investimentos com prazo superior a 721 dias.
Quais são os custos envolvidos para o investidor?
O único desconto para o investidor é o Imposto de Renda, que incide sobre a CCI Fracionária e que já é recolhido na fonte.
Quais são os custos envolvidos na operação para a Incorporadora que deseja realizar uma operação na plataforma Expeer?
Existem apenas os seguintes custos para a Incorporadora:

√ IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), dependendo da operação;
√ Remuneração da Expeer.

Como posso acompanhar os investimentos realizados através da Expeer?
Ao investir pela Expeer, o usuário poderá acompanhar suas transações através do “Painel do Investidor”, onde constam informações atualizadas referentes ao investimento e ao empreendimento.
Sou protegido pelo FGC ao investir na Expeer?
Os investimentos realizados através da Expeer não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito.
Existe risco de se investir com a Expeer?
Como qualquer outro investimento, a modalidade peer-to-peer lending (P2P lending) também possui riscos. O principal risco é o inadimplemento da quitação do empréstimo pela Incorporadora. Os métodos apresentados abaixo visam minimizar os riscos, porém é sempre importante o investidor estar atento ao respectivo “Relatório da Operação”, onde encontrará as informações necessárias para sua tomada de decisão, bem como os fatores de risco do investimento.
Quais garantias as incorporadoras me oferecem?
As garantias de cada uma delas estão descritas no respectivo Relatório da Operação. Cada operação pode ter uma estrutura específica de garantia, tais como:

√ Coobrigação da SPE: em caso de inadimplemento por parte do incorporador, a SPE fica coobrigada a quitar a dívida;
√ Garantia real imobiliária: nesses casos é colocado um ou mais imóveis como garantia por meio de um contrato de alienação fiduciária, e em caso de inadimplemento o imóvel em questão é levado a leilão para a quitação do débito;
√ Aval dos sócios: nesse caso o patrimônio pessoal dos sócios é uma das garantias;
√ Não haverá distribuição de lucros / dividendos / resultados da SPE ou mútuos entre a SPE e outras empresas do grupo caso ocorra o inadimplemento da dívida.
Qual a motivação da incorporadora em não ficar inadimplente?
Caso a Incorporadora venha a se tornar inadimplente, além de constar no SCR-BACEN, essa inadimplência vai constar nos bureaus de crédito.
Caso qualquer empresa permaneça devedora, ficará com sua reputação e histórico de crédito manchado, impactando diretamente em seu rating de crédito. Uma empresa com esse comportamento dificilmente terá acesso a crédito no Brasil.
A obtenção de capital de giro e financiamentos em geral são fundamentais para a estrutura financeira de qualquer empresa. Sem acesso a esse tipo de recurso, as empresas perdem força e estarão mais expostas à problemas de fluxo de caixa o que pode ocasionar, em casos extremos, sua falência.
Qual a motivação da incorporadora em não ficar inadimplente?
Caso a Incorporadora venha a se tornar inadimplente, além de constar no SCR-BACEN, essa inadimplência vai constar nos bureaus de crédito.
Caso qualquer empresa permaneça devedora, ficará com sua reputação e histórico de crédito manchado, impactando diretamente em seu rating de crédito. Uma empresa com esse comportamento dificilmente terá acesso a crédito no Brasil.
A obtenção de capital de giro e financiamentos em geral são fundamentais para a estrutura financeira de qualquer empresa. Sem acesso a esse tipo de recurso, as empresas perdem força e estarão mais expostas à problemas de fluxo de caixa o que pode ocasionar, em casos extremos, sua falência.
Como posso diminuir o risco dos meus investimentos?
É importante que o investidor sempre leia atentamente os materiais e informações disponibilizadas pela Expeer, em especial o Relatório da Operação, onde há os fatores de risco. Além disso, de acordo com o perfil de cada investidor, a Expeer limita um percentual do patrimônio declarado para investimentos na plataforma.
Adicionalmente, cada investidor está limitado ao máximo de R$ 15.000,00 por operação, exceto em caso de investidores qualificados ou profissionais.
Eu posso desistir da minha reserva de investimento? Como proceder?
Sim. Para desistir e/ou cancelar uma reserva em determinada oportunidade, basta cancelar acessando o painel do investidor e/ou não efetuar o pagamento do boleto do valor reservado.
Eu posso alterar o valor reservado em uma operação?
Caso a captação total da operação ainda não tenha sido atingida, no Painel do investidor na área de Reservas, é possível clicar em “Alterar Reservar” e indicar o novo valor que deseja reservar.


Fale pelo Whatsapp

Invista nos seus sonhos

Invista com quem é expeert. #somosexpeer #somosexpeerts


Comece agora



Somos uma fintech que oferece acesso a investimentos de alta qualidade no setor imobiliário.

Facebook


Youtube


Instagram


Spotify

Conteúdos

Contato

  • +55 21 3993-2939
  • +55 21 99709-3880
  • contato@expeer.com.br
  • Torre do Rio Sul, Botafogo, Rio de Janeiro
×

Fale com a gente

×